O gavião-de-rabo-branco atinge 55cm de comprimento. É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950-980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.
Afronta o vento em vôo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o vôo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.
Ocorre no Brasil do Rio Grande do Sul a Bahia, incluindo Mato Grosso, Goiás e sul do Pará.
\
O gavião-de-rabo-barrado Mede de 46 a 53 cm de comprimento e pesa até 565 gramas.
Habita preferencialmente áreas abertas, podendo sobrevoar as bordas de matas e florestas. Sua cor e forma de voar se assemelham à do urubu-de-cabeça-vermelha(Cathardes aura), por isso é difícil sua identificação em voo. Apesar de ser um gavião de ambientes abertos, sua ocorrência é incomum. A espécie é ameaçada pela destruição dos campos naturais e cerrados.
Espécie de ampla distribuição, ocorre dos Estados Unidos, México e América Central. Na América doSul, distribui-se do Equador, Peru, norte da Colômbia e na faixa oriental do norte do Brasil (desde o Amazonas, ao Ceará, Pernambuco, Alagoas e da Bahia ao Paraná), e na parte oeste do continente, do Paraguai até o norte da Bolívia.